Rasta e Resistência

Compartilhe:
RAS TYEHIMBA: Desde os primeiros dias da escravidão, houve um forte legado de resistência por parte dos escravos africanos no Caribe. Como o Movimento Rasta se encaixa nesse legado de resistência? RAS MARCUS: Na minha opinião, aquelas pessoas que resistiram na escravidão, embora não usassem fechadura, também foram Rasta desde o início, porque estavam defendendo a África e os africanos em casa e no exterior. Eles estavam resistindo ao comércio de escravos praticado contra seu povo. A concepção de resistência pela libertação de outros países os tornava Rastas no sentido real. Você perguntou sobre a diversidade do Rasta. Bem, no estágio inicial, era o Movimento Nyabinghi Rasta e então eles vieram com o Movimento Nyabinghi e continuou a partir de 1930. Havia outros movimentos africanos também. O Movimento Garvey ainda estava aqui quando os Rastas estavam chegando. Vários outros movimentos existiram, mas eles estavam seguindo os Rastas. Acho que a mesma coisa aconteceria em Trinidad e Barbados porque havia outros Movimentos de Resistência que resistiam à escravidão da mesma forma. A mesma colonização existiu lá. Naquela época, os melhores empregos eram para os Brancos e os Negros eram apenas para cortar cana ou fazer trabalhos domésticos e assim por diante. Existiam classes sociais que causavam resistência, senão de forma prática, internamente. Houve uma convenção em Ackee Walk dirigida pelo príncipe Emmanuel, que eu conhecia muito bem. Quando o conheci, ele ainda não era um Rasta. Ele era mais como um avivalista e prendia o cabelo como você vê os Bobos amarrando suas cabeças hoje. Seu negócio era praticar o Movimento Revivalista. Depois que ele se tornou um Rasta, as pessoas o seguiram e continuaram amarrando suas cabeças até hoje. Isso foi em 1958, após a convenção. Foi então que surgiu o Movimento Bobo Shanti. Eles se saíram bem industrialmente porque estavam fazendo vassouras e diferentes tipos de coisas que vendiam para ganhar a vida. Isso foi algo bom que eles fizeram. Em 1968, surgiram as Doze Tribos de Israel e foi assim que tivemos a diversidade dos Movimentos. O irmão Gad, que eu conhecia, estabeleceu as Doze Tribos. Felizmente, ele e eu crescemos em um quintal em Matthews Lane, em Kingston, Jamaica. Ele era alguns anos mais velho do que eu. Ele fazia muitas pipas e eu o ajudava a empinar. Passei cerca de cinco anos com ele e depois me mudei. Quando o vi novamente, eu era um Rasta. Ele tinha acabado de voltar da Inglaterra e tinha uma longa barba. Mais tarde, ele se tornou um membro da Federação Mundial da Etiópia, após o que ele se transformou em seu próprio Movimento e o chamou de Doze Tribos de Israel. Foi assim que surgiram esses três movimentos.
Compartilhe:

Rasta Guidance /Cultura

Fazer um comentário:

0 comments: