Entrevista - Nkruman Beia no KK.Blog [Exclusivo]

Compartilhe:
Como é de costume dar um passeio nas manhas pelo facebook antes do inicio da Jornada Laboral. A caça das "notas para os tropas" Encontrei o emblemático musico angolano em online e mostrou-se desponivel para uma entrevista exclusiva para este blog. curte a cena.


KKBlog: Como surgiu a sua paixão pelo hip-hop?

Nkruman Beia: Pelo hip hop como cultura, nos finais da década de 80, pois o meu irmão foi um break dancer e grafite writer, creio que o vendo dançar, e a fazer tags, estava em voga, mais tarde foi a minha vez de contribuir de algum modo e aqui estou hoje, dando o meu contributo.

KKBlog: Descreve-nos o teu trajecto como Raper?


Nkruman Beia: Não existe nada de muito especial no meu trajecto como rapper, comecei por ouvir outros cantar nomeadamente Kool klever, anonimous, gansta Du, Father Mac, Ebony Squad, e Afro ket, foram basicamente as fontes de inspriação na altura o Kleva, e o gansta eram incríveis, foram os primeiros rapper´s angolanos de quem realmente gostei, e conheci e ensinaram me muitas coisas, no que diz respeito ao hip hop como um todo, e depois sobre a arte of mc’ing em particular, mas tarde o ikonoclasta que na altura era o whiteshadowkiller, o NK, o cromou, e a pessoa que na altura mostrou me o underground movement, o Yuri latino, tive muitos amigos e tenho muitos amigos nas mais variadas alas do hip hop, no underground, no rap activista e etc, dado que também foi uma das minhas escolas, e no meu ponto de vista a melhor de todas porque ajudou me a construir o meu carácter e adestrar o meu intelecto não só como rapper mas também como pessoa.


KKBlog: Quando e como surgiu Nkruma Beia na Army Music?


Nkruman Beia: Não me lembro bem quando, mas sei que numas das minhas poucas saídas a noite encontrei me com o mankilla, e falamos sobre musica, ele mostrou me o single do anselmo ralph na altura – o enche o copo, agora lembro me que foi nesta altura, pois éramos os dois, os novos na army eu, e o Anselmo ralph, só que o anselmo por força das circunstancias tomou uma rota diferente, e eu fiquei. Mas como ia dizendo foi depois da conversa com o killa, sobre musica que ficamos os dois com a impressão de que podíamos fazer boa musica juntos, dias depois o san ligou me e perguntou me se não estaria interessado em fazer parte da army, e fazer boa musica, eu aceitei e lhe tinha dito na altura -“Boy vamos fazer uma dinastia this time around “, depois disso conheces o resto.

KKBlog: Já alguma Vez Pensou em o ser melhor MC Luso?


Nkruman Beia: Nunca. Não por não possuir a habilidade de o ser mas porque isso faria de mim uma pessoa extremamente narcisista e egocêntrica, incitaria competição a todos a minha volta e não conseguiria viver com isso. Depois por possuir bons amigos, e amigas, e uma excelente namorada que me fazem sentir bem com o que faço, e adoro falar com todos outros colegas e amigos músicos no nível da amizade e no conforto musical de ouvir e poder me divertir o fazendo, coisa que o melhor não pode fazer pois as pessoas assumem que ele ta sempre a escrutinar as obras dos outros e a mínima mudança na sua feição ao ouvir musica seria assumido como reprovação do que estava a ouvir, e isso levaria a dissabores mais tarde. E por ultimo porque já vi muitos bons amigos estragarem boas relações de amizade por causa do ser “ Melhor “, e deixa me dizer te que o melhor não tenta o ser, pois como é um estado de espírito, se é. Ou seja tu te sentes o melhor a abordar uma certa temática por estares no melhor momento para o fazer, num momento magico, não o melhor, por achares que és o melhor e dizer de 3 a 3 versos que és o melhor, acho isso muito arrogante e egocêntrico e detesto me sentir assim, por isso nunca penso em ser o melhor, acho infantil, adoro contribuir e divertir me o fazendo.




KKBlog: Quais as suas principais inspirações como musico?


Nkruman Beia: Difícil dizer porque o meu leque de inspiração musical é muito vasto, e vai desde musica clássica, a musica africana, musica popular brasileira da década de 60, 70, 80, hip hop, rap e rock, é difícil dizer porque cada uma delas induz me a um estado de espírito diferente, põe noutra zona criativa, ou seja põem me na fronteira da criação.

KKBlog: Qual é a tua musica que mais te orgulhas?


Nkruman Beia: De todas, mas tenho um carinho especial pelo Crunk porque, pude ser eu, sem truques, sem falas mansas e etc., por puder dizer naquela altura o que sentia sobre certos aspectos da música naquela dada altura. Pois era a época exponencial do exagero e do convencimento. Hahahahahahaha Granda Track.

KKBlog: Para ti o que é que esta na base do sucesso ou insucesso dos rappers?


Nkruman Beia: Quanto ao sucesso não sei qual a sua formula ou segredo se soubesse ajudava a todos amigos músicos, olha o meu pai diz “ musica é algo muito abstracto
depende muito da sorte e de variantes desconhecidas, é diferente de tudo o resto, pois nos negócios podes sempre pedir por um plano financeiro e optar por investir ou não, ou seja qual direcção tomar ”. Mas sendo sincero acho que não existem insucessos quando gostas do que fazes e tens a certeza de que fizeste bem, pois hoje pode não ter o valor que queres que tenha mas amanha, pode vir a ser reconhecida como obra de arte, a titulo de exemplo tens, muitas obras póstumas, que só mais tarde muito mas tarde vieram a ser reconhecidas.

KKBlog: Como avalias a qualidade productoção do hip-hop lusófono?


Nkruman Beia: boa do mais alto nivel, os produtores está quatro vezes mas criativos que os rappers, a qualidade dos instrumentais, no que diz respeito a execução evoluiu muito mesmo. Os beats são incríveis, os rappers deixam muito a desejar. Gostaria de ouvir cd’s só de instrumentais, acho que como eu os produtores tocariam ao êxtase muita gente.



KKBlog: Achas que Hip Hop Esta a Morrer ?


Nkruman Beia: Como diz o san “Enquanto a army estiver por aqui não morre”, as pessoas não entendem o conceito, deixa me explicar, existe muita diferença entre hip hop e rap. O hip hop é a cultura que envolve esse veiculo de expressão chamado rap, ou seja, uma das formas de manifestação desta cultura, mas entretanto existem outras que hoje já não se ouvem falar que os meus sobrinhos se calhar já não ouviram falar, pois eles conhecem a army, mas não os dj’s, e b boys e grafitte writer’s, então diz me tu esta a morrer ou não ?

KKBlog: O NKruman já pensou em fazer um álbum a Solo?


Nkruman Beia: Sinceramente não.

KKBlog: Pespectivas para dias Vindouros?


Nkruman Beia: Saúde, muito amor da minha namorada/mulher, carinho e mimos dos amigos, amigas, país, e o resto do mundo. Lucros e receitas das minhas empresas, e uma angola melhor pra todos.

KKBlog: O que podemos esperar do Nkuma da qui a mais alguns Anos?

Nkruman Beia: Um homem casado com uma mulher maravilhosa e feliz, pai de 4 filhos gordinhos e lindos ahahhahahh brincadeira. Não sei dizer só o futuro dirá, mas gostaria de ser mais de metade do homem que sou hoje, e um melhor camarada, um melhor empresário, um melhor ser humano.

KKBlog: 3 MCs que respeitas, em Angola e no estrangeiro?


Nkruman Beia: Se respeito significar gostar diria Army, Cerebro produções (todo mundo), Leonardo wawuti ( grande L). No estrangeiro, Valete, Bob da rage sense, Azagaia.

KKBlog: Álbum de hip-hop preferido?


Nkruman Beia: Tubarão Branco: O renascimento

KKBlog: Álbum preferido, excluindo o hip-hop?

Nkruman Beia: Lokua kanza - Nkolo

KKBlog: Livro perferido?


kruman Beia: Liderança – Rudy Giulianni

KKBlog: Líder mundial preferido, e porquê?


Nkruman Beia: A sua santidade o decimo quarto Dalai Lama, por pregar compreensão, paz e amor, por ver a verdade nos mas recônditos cantos da mentira, e por tentar cultivar amor em terras tornadas inférteis pela inveja, ganância e a soberba, por perdoar mesmo quando achamos que não se deve, e nem se pode perdoar. Por ensinar-nos a sermos melhores seres humanos sem pedir nada em troca, é na minha humilde opinião o mais humano de muitos lideres que andam por aqui.

KKBlog: Cidade preferida?


Nkruman Beia: Não tenho uma


KKBlog: O quê que achas desta nova saga das mixtapes?


Nkruman Beia: Acho um bom exercício vocal, deve ser ainda o melhor modo de demonstrar as habilidades líricas e vocais.

KKBlog: Como Raper já pensou em lançar uma Mix Tape?


Nkruman Beia: Não

KKBlog: O que é que achas dos beefs?


Nkruman Beia: Perda de tempo. Literalmente um enorme desperdício de palavras, e tempo.

KKBlog: De uma Olhada no Blog e diz qualquel coisa;

Nkruman Beia: Gosto muito do vosso blog pois mantém me actualizado, acho que se divulgarem mais há de ser melhor.

KKBlog: Recado para os fas e os haters.

Nkruman Beia: Não sei se tenho Fans, mas se tiver obrigado pelo amor, pelo carinho por não largarem a army quando nós mais precisamos de vocês, por nunca duvidarem do potencial do grupo e nunca nos porém em check, porque no final, estamos hermeticamente ligado, por isso gostam da musica que fizemos, e fizemos de alma e coração, ainda que muitos pensem que é por causa das miúdas e da fama, ou gloria. Fizemos porque amamos a música como todo e qualquer ser humano. E respeitamos a integridade da mesma.

Para os Haters, amo-vos, a única coisa que peço é que detestem a musica que faço ou fizemos mas não as pessoas, pois podemos melhorar a mesma num outro dia qualquer, e nessa altura vos convencer, e que nos dêem uma chance. Ouvindo o álbum com ouvidos de ouvir e não de mercador. E que me deixem viver em paz, preciso.

Compartilhe:

Fazer um comentário:

0 comments: