segunda-feira

Conjunto Ngonguenha Album e Biografia[Album Download]

Em 2002 quatro amigos entre conversas no MSN e telefonemas, decidem juntar-se e fazer em conjunto algo que sempre fizeram e gostavam musica! como individualmente cada um já possuía algum destaque e eram conhecidos do publico ficou decidido que o que viria desse encontro seria algo novo, inteiramente novo no rap feito em português, nascia assim o Conjunto Ngonguenha.


Formado no triangulo Angola, Portugal, Inglaterra eh formado pelos Mcs Keita Mayanda e Ikonoklasta e pelos Mcs, produtores e instrumentistas Leonardo Wawuti e Conductor. O álbum viria a chamar-se Ngonguenhacao e foi lançado em 2004.

A ideia inicial era fazer em conjunto algo que não havia sido feito em separado, pelo menos não enquanto conceito geral, um álbum satírico, divertido ao mesmo tempo interventivo, politico. A época? os anos 80 os anos da infância de todos os membros, o local? Luanda dos anos do partido único, do pseudo socialismo, das filas do pão e dos cartões de abastecimento.


Com esses ingredientes e centenas de musica angolana das décadas de 60, 70, 80 e ate mesmo algumas dos anos 90, cozinhou-se o aperitivo, um álbum feito como se trata-se de um programa de rádio onde eram apresentadas as musicas e por onde se desfilavam em rap algumas das mais importantes criações musicais dessas décadas feitas samples, tratadas com os mais modernos recursos da arte de produção musical.


A critica, os ouvintes tornaram o álbum um objecto de culto e uma referencia na musica rap feia com elementos locais, o calão luandense tornou-se matéria de estudo a partir das letras das musicas, muitos viajaram para a Luanda dessa época ouvindo contar as estorias de um fugueiro ou a brincar na areia como nas manhas de domingo. A viajar de candongueiro ou a assistir cenas corriqueiras através do programa ecos e factos.


Um concerto em Lisboa no cine São Jorge, em 2007 veio encerrar o ciclo de promoção do álbum, tocado ao vivo com elementos da banda da sara Tavares e um elemento dos Cool Hipnoise, o concerto foi o resultado compensatório dessa viagem que se iniciou em três cidades, onde quatro cabeças fervilhavam ansiosas de recriar o seu imaginário de infância de uma maneira divertida e satírica.


Actualmente o grupo está a terminar um novo álbum que se chamara "Nos Os do Conjunto", trazendo de novo a irreverência, a sátira, a critica politica e a diversão, a idiotice elevada a categoria de musica. Os membros acreditam que este será um álbum melhor, mais focado, mais elaborado mas ainda assim honesto e espontâneo, com previsão de lançamento em Angola para o fim de 2009.



Baixe o Album Complento .





0 comentários: